(31) 3222 7587 . 3347 4007 . 3245 2122 Rua Padre Rolim, 815 Sala 107
Santa Efigênia . Belo Horizonte . MG

Informativos

Tumores da coluna

A maioria dos tumores da coluna vem de uma outra área do corpo (metástase), com a maior parte vindo originalmente de tumores no peito, próstata, rim, pulmão ou tireóide.

Estes tumores malignos geralmente produzem dor que não diminui com o repouso, e a dor noturna pode ser pior que a dor durante o dia.

Os tumores metastáticos são geralmente associados com outros sintomas como perda de apetite, perda de peso não planejada, náuseas e vômitos, ou febre/calafrios/tremores. Este tipo de tumor tende a ocorrer em adultos mais velhos. Freqüentemente, o paciente já tem um tumor primário conhecido em outra parte do corpo.

Os tumores primários (não-metastáticos) da coluna são muito raros. Os tumores primários tendem a ocorrer em adultos jovens.

Se o tumor primário causa uma fratura na coluna ou leva a problemas neurólgicos, a cirurgia é geralmente necessária para estabilizar a coluna.

Se o tumor causa apenas dor nas costas e é sensível à radiação, a radioterapia pode freqüentemente diminuir a dor sem cirurgia.

By: Peter F. Ullrich, Jr., MD
September 8, 1999
Updated February 28, 2001