Rua Padre Rolim 815

Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rua Padre Rolim, 815 Sala 107 e 112

Santa Efigênia . Belo Horizonte . MG

Horário de Atendimento:

Seg à sex: 00:00 às 00:00

Introdução a dor nas costas e pescoço

A dor nas costas é parte da condição humana assim como o frio comum. De fato, oito a cada dez adultos vivenciarão um episódio agudo de dor nas costas em algum ponto de suas vidas. A dor nas costas é a segunda causa mais comum de perdas de dias no trabalho devido a doenças e a causa mais comum de incapacidade.

Felizmente, a maioria dos episódios de dor nas costas se resolve com o tempo: aproximadamente 50% dos pacientes terão alívio dentro de duas semanas e 90% dentro de três meses.

Enquanto a maioria dos episódios de dor nas costas são auto-limitados, 5 a 10% dos casos se tornarão crônicos. Essas condições crônicas justificam 90% das despesas em saúde para dor nas costas e equivalem a $50 a $80 bilhões de dólares anualmente.

Algumas estruturas diferentes nas costas e pescoço são aptas a produzirem dor. Existem grandes raízes nervosas que vão para as pernas e nervos menores que inervam (fornecem os nervos para) a própria coluna. Os grandes músculos emparelhados das costas podem ser estirados, e os ossos, ligamentos e articulações podem ser lesados.

Em geral, dor não significa presença de dono tecidual real. Mesmo se a dor é severa, raramente existe dano tecidual. A maioria das síndromes dolorosas é devido a inflamação, especialmente na fase aguda, a qual tipicamente dura duas semanas a três meses.

Existem dois exemplos nos quais a dor é indicativa de lesão do nervo:

  • Incontinência intestinal e/ou urinária
  • Fraqueza progressiva nas pernas

Estes sintomas constituem uma emergência médica e o tratamento médico deve ser procurado imediatamente. Os sintomas podem ser devido a um pinçamento do nervo, e se não tratado imediatamente, os danos podem ser permanentes. Felizmente, esta condição é extremamente rara.

Tipicamente, indivíduos mais jovens (30 a 60 anos de idade) têm mais chances de vivenciar dor nas costas pelo próprio espaço discal (por exemplo, hérnia de disco lombar ou doença degenerativa discal). Adultos mais velhos (por exemplo, 60 anos de idade ou mais) tendem a sofrer de degeneração das articulações da coluna (por exemplo, osteoartrite nas articulações facetárias).

By: Peter F. Ullrich, Jr., MD
September 8, 1999
(Updated February 28, 2001)

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Categorias

Somos uma equipe multidisciplinar formada por médicos e profissionais de saúde interessados no tratamento, na prevenção e na reabilitação dos principais agravos que comprometem a qualidade de vida.