(31) 3222 7587 . 3347 4007 . 3245 2122 Rua Padre Rolim, 815 Sala 107
Santa Efigênia . Belo Horizonte . MG

Informativos

Injeções para alívio de dor lombar

Usando injeções para alívio de dor lombar

Injeções compreendem outra opção de tratamento conservador para lombalgia. Elas são geralmente consideradas como uma opção para tratar a lombalgia após um período completo de uso de medicamentos e/ou fisioterapia, mas antes de se considerar uma cirurgia. Injeções podem ser úteis tanto para o alívio da dor quanto como uma ferramenta de diagnóstico para ajudar a identificar a fonte da dor lombar do paciente.

Como as injeções aliviam a lombalgia

Para o alívio da dor, injeções podem ser mais efetivas que uma medicação oral pelo fato de que elas depositam o medicamento diretamente no local anatômico responsável por gerar a dor.

Geralmente um medicamento esteróide é injetado para deixar uma solução anti-inflamatória potente diretamente na área que é a fonte da dor. Dependendo do tipo de injeção, o alívio da lombalgia pode permanecer por um longo período ou apenas temporário.

Injeções para diagnosticar a causa da dor lombar

Diagnosticamente, as injeções podem ser usadas para ajudar a determinar qual estrutura no tronco é a geradora de dor. Se a lidocaína ou uma medicação entorpecente similar é usada, e o paciente sente alívio temporário após uma injeção na região anatômica (por exemplo, articulação facetaria ou articulação sacroilíaca), pode-se dizer que esta específica região é a fonte da dor.

Quando consideradas em conjunto com a história do paciente, exame físico e estudos de imagem, injeções usadas com o propósito de diagnóstico podem ser muito úteis para guiar tratamentos adicionais para o paciente.

Tipos diferentes de injeções para alívio da dor

Tipos comuns de injeções para alívio da dor nas costas incluem:

  • Epidural
  • Bloqueio da raiz nervosa escolhida
  • Bloqueio da articulação facetária
  • Rizotomia facetária
  • Bloqueio da articulação sacroilíaca