(31) 3222 7587 . 3347 4007 . 3245 2122 Rua Padre Rolim, 815 Sala 107
Santa Efigênia . Belo Horizonte . MG

Informativos

Acupuntura: um tratamento antigo para um problema atual

Acupuntura – Considerações:

A acupuntura é considerada um tratamento médico seguro. Por esta razão muitos médicos e praticantes acreditam que a acupuntura é um tratamento benéfico como um adjuvante a outros tratamentos médicos, e/ou como uma alternativa aos tratamentos médicos. Em determinadas situações, a acupuntura pode ser usada em combinação com terapias analgésicas convencionais ou substituí-las completamente.

Em 1998, o Instituto Nacional de Saúde (NIH) liberou uma declaração que diz haver evidências suficientes que demonstram que a acupuntura tem qualidades benéficas para o alívio de dor, em adultos que vivenciaram dor de dente pós-operatória, assim como náuseas pós quimioterapia. O NIH também descobriu que a acupuntura pode ser útil no tratamento de lombalgia, assim como em outras condições como dor de cabeça, dor miofacial, osteoartrite e síndrome do túnel do carpo.

Na China e em outros países do Oriente a acupuntura é às vezes, usada em muitos outros caminhos, como em casos cirúrgicos incluindo cirurgias cerebrais, abdominais e outras. Às vezes, se usam nas cirurgias, parte de acupuntura e parte de anestesia.

Entretanto, assim como qualquer opção de tratamento, a acupuntura não está livre de riscos e custos. A pessoa deve estar bem ciente dos fatores envolvidos na acupuntura antes de tomar qualquer decisão a respeito de ser uma opção de tratamento possível.

Aqui estão algumas orientações a respeito da acupuntura:

  • Consiga uma indicação de um profissional de saúde ou de uma fonte de confiança. Alguns médicos conhecem as teorias que embasam a acupuntura e podem indicar seus pacientes a um acupunturista licenciado.
  • Pesquise os antecedentes e as qualificações do acupunturista. Assim como se faz com qualquer profissional de saúde é importante pesquisar os antecedentes e as qualificações de um acupunturista. Geralmente, nos Estados Unidos, um médico doutor, doutor em osteopatia, doutor em quiropraxia ou fisioterapeutas podem obter a licença para praticarem acupuntura. Em certas regiões, outros profissionais de saúde (como enfermeiras registradas) podem também se qualificarem em acupunturistas. Nos Estados Unidos, cada estado tem exigências diferentes para se permitir a prática da acupuntura. Alguns estados exigem uma graduação em acupuntura e aplicam ainda, uma prova. Outros estados tem exigências muito menos rigorosas.
  • Considere custo e benefício. É aconselhável questionar sobre a freqüência de sucesso da acupuntura e sobre a probabilidade do alcance do nível desejado de alívio da dor. Considere uma bandeira vermelha se o acupunturista desconhecer a condição específica do paciente, ou se as expectativas do acupunturista para resultados de sucesso forem baixas.

Um programa de tratamento de acupuntura incluirá geralmente, em qualquer lugar, 3 a 10 sessões de aproximadamente 1 hora. Cada sessão custa em geral de 45 a 100 dólares, dependendo do acupunturista e das condições de mercado local. Embora não seja muito comum, a acupuntura é, às vezes, coberta por seguro de saúde. Discuta com o acupunturista e a companhia de seguros os custos envolvidos antes de iniciar o tratamento.

Como em qualquer tratamento médico, existem certas contra-indicações para o tratamento de acupuntura, incluindo:

  • Intoxicação por droga ou álcool.
  • Uso de marcapasso.
  • Desordens de apreensão.
  • Alterações de coagulação como hemofilia ou uso de diluidores do sangue.
  • Doenças ou alterações com infecções de pele.
  • Se grávida, o agulhamento na área abdominal ou região lombosacra deve ser evitada. È aconselhável evitar também, qualquer acupuntura que possa estimular um nascimento prematuro ou mesmo levar ao aborto. Nenhum destes pontos estão localizados na área abdominal ou região lombosacra.

Existem numerosas considerações das qualidades benéficas da acupuntura para dor lombar.

Além disso, existem vários estudos que validaram estes mesmos achados. Entretanto, nos Estados Unidos a acupuntura é ainda considerada uma área de incertezas.

Comparada com outros tratamentos, a acupuntura é completamente segura. Se a acupuntura é uma opção viável, a decisão final é do paciente e seu profissional de saúde.

By: Paulo Zanardi, AP
February 5, 2004

Acupuntura: Introdução

A acupuntura é conhecida amplamente como uma opção de tratamento não convencional (parte não tradicional da medicina ocidental) para dor nas costas ou no pescoço. Enquanto a acupuntura não é freqüentemente a primeira linha de tratamento procurada para a maioria dos problemas das costas e pescoço, um número aumentado de pacientes, assim como médicos e outros profissionais de saúde estão começando a usar a cupuntura como um meio para reduzir dor no pescoço e costas.

A acupuntura é uma forma da Medicina Chinesa que pode ser revista no tempo há, no mínimo, 2500 anos atrás. A premissa geral da acupuntura é que o corpo contém padrões de fluxo de energia. A energia vital ou força vital do corpo é chamada de qi (pronunciada “chee”), e o fluxo apropriado do qi é considerado ser necessário para manutenção da saúde.

A teoria da acupuntura é que há mais de 2000 pontos no corpo humano que se conectam formando 20 caminhos (meridianos).

Estes caminhos conduzem o qi através do corpo. Com a acupuntura, agulhas metálicas finas como um fio de cabelo são introduzidas em combinações específicas destes 2000 pontos na tentativa de corrigir e/ou manter o fluxo normal do qi.

Como a acupuntura trabalha

Os mecanismos da acupuntura, embora comprovados não solidamente, exibem vários efeitos no corpo, comumente aceitos. O mais notável é que a acupuntura estimula o sistema nervoso central – o cérebro e a medula espinhal. A maioria das pessoas relatam uma sensação de formigamento, sentindo-se relaxadas ou mesmo energizadas. Novamente, isto é em grande parte baseado no recebimento individual do tratamento de acupuntura e como ele ou ela o percebe.

Durante a sessão de acupuntura, em qualquer lugar dos 1 a 20 FDA-aprovados, agulhas metálicas são introduzidas no corpo, variando de somente quebrar a superfície até mais de 1 ou várias polegadas adentro. As maiores agulhas de acupuntura (como as de 5 a 9 polegadas) são introduzidas nas áreas de músculos/camadas de gordura mais profundos, sob a pele ou mesmo o couro cabeludo, dependendo do que está sendo tratado e da profundidade e penetração necessárias.

As agulhas de acupuntura são, freqüentemente, deixadas onde foram introduzidas por aproximadamente 15 a 30 minutos. Alguns acupunturistas introduzem as agulhas, movem as mesmas em um sentido ou outro ou em ambos, dependendo do que estão tentando alcançar, e estas agulhas são introduzidas por talvez 10 segundos apenas, removidas e a mesma agulha é usada para o tratamento de outro ponto no mesmo paciente. Em certos casos, as agulhas são aquecidas ou carregadas eletricamente após a introdução. A acupuntura elétrica pode ser usada com agulhas ou através do uso de uma sonda não penetrante.

Pessoas vivenciam a acupuntura de forma diferente, e raramente a descrevem como dolorosa. Diferentemente das agulhas usadas para injeções, a ponta de uma agulha de acupuntura atinge suavemente o ponto, ao contrário de uma extremidade afiada. As agulhas de acupuntura são também extremamente finas – cerca de 20 vezes mais finas que uma típica agulha hipodérmica usada para injeções. As agulhas da acupuntura são sólidas e não removem tecidos como ocorreria com uma agulha hipodérmica, o que as torna seguras. Alguns acupunturistas também usam o moxa e o queimam nas agulhas durante a introdução. Isto é um composto de ervas que é freqüentemente usado.

A acupuntura também tem um componente chamado ventosas, por onde as mesmas são aquecidas e aplicadas na pele para criar uma sucção e trazer o sangue à superfície.

Existem áreas no corpo que são consideradas um micro sistema e alguns acupunturistas podem tratar somente aqueles micro sistemas, tais como o tratamento da orelha somente (auriculoterapia), da face somente, da mão somente, do pé somente, etc.

Nos Estados Unidos, somente agulhas estéreis descartáveis (estão seladas anteriormente ao uso) são permitidas. Após o uso as agulhas da acupuntura devem ser jogadas num recipiente próprio para objetos perigosos.

Durante o procedimento da acupuntura, produtos químicos específicos são liberados no corpo, supostamente afetando a dor nas costas e pescoço fisicamente e psicologicamente.

É pensado que a acupuntura age através de:

  • Liberação de peptídeos opióides. Opióides são substâncias químicas que ocorrem naturalmente no cérebro e tem um efeito analgésico. A liberação destes opióides exercem um papel significante no alívio da dor. Existem evidências consideráveis que suportam o fato de que a acupuntura estimula o sistema nervoso central, liberando estas substâncias químicas.
  • Alteração na secreção de neurotransmissores e neurohormônios. É dito que a acupuntura ativa o hipotálamo e a glândula pituitária e assim, altera a secreção de suas substâncias químicas. Estas substâncias químicas em particular, exercem um papel direto na sensação de dor tanto quanto na atividade de um órgão ou órgãos. Evidências mostraram que a acupuntura altera esta secreção de uma maneira que reduz a dor. Documentações mostraram também que a acupuntura afeta positivamente as funções de imunidade no corpo.
  • Estimulação de pontos eletromagnéticos no corpo. Os 2000 pontos no corpo que a acupuntura focaliza são ditos serem condutores estratégicos de sinais eletromagnéticos. Acredita-se que a estimulação destas áreas iniciam o fluxo de endorfina- o analgésico natural do corpo.

Enquanto existem muitos peritos no campo médico que acreditam que a acupuntura é um meio efetivo para tratar certas condições, não há um verdadeiro consenso. Alguns definem os benefícios da acupuntura dentro do domínio da teoria Chinesa tradicional tal como qi e meridianos. Outros entendem e atribuem os benefícios da acupuntura a certas mudanças biológicas e científicas que trazem no corpo (como mencionado acima). Alternativamente, alguns questionam a habilidade da acupuntura ter algum impacto em tudo. Os céticos devem darlhes uma chance e procurarem a prova para si mesmos.