(31) 3222 7587 . 3347 4007 . 3245 2122 Rua Padre Rolim, 815 Sala 107
Santa Efigênia . Belo Horizonte . MG

Dicas

Orientações posturais à criança e ao adolescente

Os hábitos da vida moderna têm levado as crianças e adolescentes ao sedentarismo e à manutenção de posturas inadequadas. Seja através do uso constante de computadores e vídeo game, ou assistindo à televisão e permanecendo sentados por longos períodos.

A prática de atividades físicas regulares deve ser incentivada, uma vez que promove benefícios múltiplos à criança e ao adolescente: evitam a obesidade, a fraqueza muscular e doenças cardiopulmonares, além de condicionar a musculatura e favorecer a conquista de uma melhor postura.

Assim, pais e filhos devem estar atentos à promoção do “bem estar postural”. A seguir, vocês encontrarão algumas dicas para a conquista do mesmo.

Manter uma mesma posição por longos períodos é incômodo! A mudança regular de uma posição ajuda a reduzir o desconforto!

Assim, atitudes despreocupadas adotadas pela criança não devem ser motivo de inquietação, desde que ela mude freqüentemente de posição.

Diante do televisor, novamente, quanto maior a movimentação, menor o risco de lesões. Para isso, prefira um estofado macio e maleável (estilo puf), que assume várias formas e molda-se ao corpo de seu filho.

O mobiliário de estudos deve ser adequado, evitando a má postura!

Escolha cadeiras firmes, nem muito macias, nem duras demais!

Além disso, a cadeira deve ter altura que permita manter os dois pés apoiados no chão.

Escolha uma cadeira com assento regulável, pois as crianças começam a crescer pelas pernas e a altura do assento deve aumentar progressivamente de acordo com o desenvolvimento do seu filho.

O apoio da cadeira para as costas deve ser na altura da coluna lombar e deve-se evitar encurvar o tronco para leitura.

Prefira uma cadeira com estruturas de madeira que facilitam a colocação de calços para elevá-la e adaptá-la a altura do seu filho.

A altura da mesa também deve ser adequada. Mesas baixas demais favorecem o tronco a encurvar.

A mesa com tampo ou suporte inclinado permite aproximar o papel dos olhos da criança em vez de forçá-la a inclinar para frente para ler, encurvando as costas.

A criança não deve ser desencorajada a inclinar sobre os pés da frente da cadeira, pois esta é uma forma de aliviar pressões prejudiciais à coluna.

O risco de escorregar pode ser reduzido com a colocação de feltros antiderrapantes nos pés da cadeira.

Ao carregar pesos, escolha uma mochila com apoio em ambos os ombros.

Evite o uso de malas ou bolsas a tiracolo, com alça sobre um ombro inclinado, pois elas facilitam uma postura assimétrica e prejudicial.

Procure manter o peso o mais junto ao corpo com as costas o mais reto possível, pois o esforço muscular é reduzido nesta posição.

O peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso corporal. Carregue somente os objetos que serão utilizados no dia.

O exercício físico MUITO intenso não deve ser realizado a título de lazer.

Privilegie esportes menos exigentes e sem impacto, tais como natação.

Estimule atividades físicas variadas.